Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estão realizando o monitoramento de Vigilância em Saúde em municípios atingidos pelas fortes chuvas que caíram em Alagoas neste mês de maio.
As cidades de São Luís do Quitunde, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco e São Miguel dos Milagres já foram visitadas e outras devem ser monitoradas nos próximos dias para a realização do diagnóstico situacional no âmbito da saúde, decorrente das enchentes e inundações que afetaram estas localidades.
Durante as visitas, os técnicos da Sesau realizam a entrega de insumos, medicamentos e de hipoclorito de sódio para as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) distribuírem com a população afetada.
Os servidores também verificaram as condições dos postos de saúde, fazem visitas aos abrigos montados para acolher as pessoas afetadas e coletam amostras de água da Rede de Abastecimento para análises organolépticas e microbiológicas no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL).
Orientações
Após as vistorias, os técnicos recomendaram aos municípios a adoção de algumas medidas voltadas à Vigilância em Saúde. Entre as orientações, está o fortalecimento do monitoramento contínuo da qualidade da água distribuída à população e o estabelecimento de protocolos padronizados para inspeção sanitária em abrigos.
Além disso, a Sesau também recomendou a oferta de suporte psicossocial às pessoas acolhidas, o aprimoramento da comunicação de risco com a população, e a elaboração e implementação de um plano de evacuação com definição de rotas de fuga.
Ainda durante as inspeções realizadas, foi solicitado o reforço das ações de controle de vetores, com ênfase na prevenção de doenças transmitidas por roedores, mosquitos e outros vetores.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância da integração com os municípios para mitigar riscos sanitários e aprimorar o planejamento para futuras situações.
“Estamos prestando todo o suporte, no âmbito da saúde pública, aos municípios afetados pelas chuvas em Alagoas. A atuação dos nossos técnicos da Vigilância em Saúde é fundamental para a prevenção e mitigação de riscos à saúde das pessoas afetadas e dos demais moradores das cidades. Essa integração Estado e municípios fortalece os atendimentos ofertados à população e assegura uma resposta adequada às vítimas”, ressaltou o gestor da pasta.