Uncisal capacita estudantes e servidores com cursos de extensão em inglês

Desde 2019, a universidade disponibilizou seis cursos totalmente gratuitos, por meio da Assessoria de Relações Internacionais

Por Redação Agência Alagoas

25/03/2024 -

10:41h

Pei Fon / Agência Alagoas

Com a proposta de preparar estudantes e servidores para os desafios do mercado de trabalho, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) tem apostado em qualificações em língua inglesa para a comunidade acadêmica. Desde 2019, a instituição disponibilizou seis cursos totalmente gratuitos, por meio de uma parceria idealizada pela Assessoria de Relações Internacionais.

As aulas são ministradas pelo professor Andrew Marinho, servidor efetivo que compõe o Centro de Ciências Integradoras (CCI) da universidade e que atua, sobretudo, em cursos superiores tecnológicos. Os momentos de interação acontecem uma vez por semana, durante quatro meses, em horários alternativos à grade curricular. Durante as aulas, os estudantes são expostos ao idioma.

“A metodologia proposta em nossos cursos se baseia em abordagens comunicativas do ensino de línguas. Assim, por meio de exercícios orais e escritos, em situações de interação social, busca-se desenvolver a proficiência básica e intermediária em língua inglesa”, ressalta o professor Andrew Marinho.

Para se inscrever nos cursos de inglês ofertados na modalidade extensão, estudantes e servidores da Uncisal devem procurar a Assessoria de Relações Internacionais (Arinter). A unidade abre, regularmente, novas turmas. A alta procura por uma das vagas é sinal da importância dada pela comunidade acadêmica ao assunto, de acordo com Andrew Marinho.

“A importância do inglês na vida social é evidente pelo seu caráter de língua global e de língua estrangeira mais usada no mundo. No ambiente acadêmico, então, é ainda maior, já que a língua inglesa é largamente utilizada para comunicação e para busca de informações científicas. Ainda que as TDICs [Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação] tenham facilitado a tradução de forma rápida, uma comunidade acadêmica precisa da língua para otimizar e refinar o acesso e o desenvolvimento de conhecimento global”, concluiu Andrew Marinho.

Além de ofertar cursos de qualificação em inglês, a Assessoria de Relações Internacionais da Uncisal é responsável por parcerias e convênios com instituições de ensino estrangeiras. Um dos programas de sucesso é o PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação), que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. A Uncisal recebe estudantes por meio deste programa.