A Eletrobras Chesf se reuniu na última semana com o prefeito Thiago Freitas, de Piranhas, em Alagoas, para apresentar as ações finais de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE), em atendimento à lei de Segurança de Barragens.
A parceria com as defesas civis estadual e muncipal é fundamental para as próximas etapas que são a instalação de sirenes, placas de rotas de fuga para a população das zonas de autossalvamento, como é o caso da população de Piranhas das áreas próximas da Usina de Xingó (AL).
A previsão é que as instalações dos novos equipamentos sejam iniciadas em outubro em locais já definidos pelas defesas civis de Piranhas e do estado de Alagoas.
A coordenadora da implantação do PAE da Eletrobras Chesf, Patrícia Neves, apresentou para a equipe do município a importância, também, do cadastramento da população na plataforma Alert, disponibilizada pela Empresa.
“Todas essas ações são em atendimento à lei e para a consolidação de uma cultura de prevenção a emergências com barragens. A parceria com as prefeituras, por meio de suas defesas civis, é extremamente importante, pois são responsáveis pelos Planos de Contingência de cada localidade”, destacou.
O gerente regional de Operação, Elerson Carlos, explicou que as barragens das hidrelétricas da Eletrobras Chesf são extremamente seguras e passam por inspeções periódicas com alta tecnologia.
“O trabalho de prevenção é em atendimento à Lei e reforça a cultura de prevenção que beneficia toda sociedade. Em breve, estaremos iniciando a instalação de placas e sirenes em todos os municípios das nossas sete usinas hidrelétricas, entre eles Piranhas”, disse o engenheiro Elerson Carlos.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Piranhas tem realizado diversas ações informativas junto à população, especialmente nas escolas públicas, para esclarecer sobre o que são as zonas se autossalvamento e a necessidade de todos estarem nivelados sobre as ações preventivas.