Ícone do site Sertão na Hora

Vereadora Eliana Fofa propõe título de cidadão honorário ao governador Renan Filho

A vereadora Josefa Eliana, a popular Eliana Fofa, apresentou um decreto legislativo propondo o título de cidadão honorário de Santana do Ipanema ao governador Renan Filho pelos relevantes serviços prestados à comunidade alagoana, sobretudo à santanense.

O decreto foi está nas comissões para o parecer do relator, em seguida será votado pelo plenário da Casa Tácio Chagas Duarte.

Filho mais velho do senador Renan Calheiros (MDB), ex-presidente do Senado Federal, e de Maria Verônica Rodrigues Calheiros, Renan Filho é natural do município de Murici, no Estado do Alagoas, mas mudou-se para Brasília aos 16 anos de idade onde concluiu o ensino médio.

Em 2003, formou-se em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), passando a trabalhar com o pai no Senado logo em seguida. Em 2013, concluiu um curso de extensão em Políticas Públicas direcionadas à Primeira Infância na Universidade Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos.

Além disso, Renan Filho é casado com a administradora Renata Pires Calheiros e tem dois filhos: Davi e João.

Em 25 de abril de 2020, divulgou que testou positivo para o coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), vírus causador da doença COVID-19, durante a pandemia de COVID-19 no Brasil.

Renan Filho foi alvo de ameaças de morte em um áudio feito por um empresário de Maceió por suas ações de enfrentamento à pandemia de coronavírus. Segundo o governador, a Delegacia Geral da Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar a origem da ameaça e punir o autor conforme a lei. O empresário se justificou afirmando que estava de cabeça quente e não pretendia atentar contra a vida do governador.

Renan Filho iniciou sua trajetória política em 2004, então com 25 anos de idade, ao eleger-se prefeito do município de Murici, na Zona da Mata Alagoana, conseguindo reeleger-se ao cargo em 2008.

Em abril de 2010, deixou a prefeitura de Murici para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sendo substituído por seu tio Remi Calheiros, ex-prefeito do município e, à época, seu vice. Nas eleições de outubro do mesmo ano, Renan foi eleito como o deputado federal mais votado no pleito com a soma de 140.180 votos (9,90% dos votos válidos).

Em outubro de 2014, foi eleito Governador de Alagoas pela primeira vez com a soma de 670.310 votos (52,16% dos votos válidos), tornando-se o mais jovem governador da história do Estado. Quatro anos depois, em outubro de 2018, conseguiu reeleger-se ao governo do Estado, angariando 1.001.053 votos (77,30% dos votos válidos).

Empenhado nas funções e na missão de governar o Estado de Alagoas, inúmeras são as ações e parcerias que firma com os prefeitos visando proporcionar o desenvolvimento das cidades.

Pela estreita relação política com o saudoso prefeito Isnaldo Bulhões, com o deputado Isnaldo Bulhões Júnior e com a atual prefeita, Drª Christiane Bulhões, Santana do Ipanema tem sido bastante agraciada com programas que proporcionam o desenvolvimento do município. Dentre as parcerias estão os programas: minha cidade linda (asfalto); ambulâncias para o transporte de pacientes entre as unidades de saúde; programa agricultura familiar – tratores equipados com grades e aradores; assistência desde o plantio até a colheita; equipamentos agrícolas: batedores de cereal; ensiladeiras, kites de irrigação, poços artesianos. Uma das marcas do nosso governo é a colaboração com os agricultores familiares, pois tem ajudado muito na produção de silagem; entrega de sementes, milho feijão e sorgo. Rodovia que liga Santana do Ipanema a Olho D’ água das Flores foi reconstruída (AL 130); dispõe recurso mensal para o Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo.

“Por essas ações, bem como por muitas outras não mencionadas nesta moção, o governador Renan Filho é merecedor dessa honraria pelo compromisso que tem com o povo alagoano, sobretudo pelos santanenses”, justificou a vereadora.

Sair da versão mobile