A programação da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete Nacional) desta terça-feira, 27, contou com a palestra da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal/PRPPI), Eunice Palmeira, com o tema “Mulheres na liderança: Avanços e desafios”. A atividade foi realizada no final da manhã, no pavilhão principal do evento.
Em sua fala de abertura, Eunice lembrou que, historicamente, as mulheres foram impedidas de votar e tiveram o acesso à escolaridade restrito. Contudo, por meio de muita luta e força, começaram a galgar seus próprios caminhos e a avançar na sociedade. Entretanto, a pró-reitora destacou que ainda há muitas conquistas a serem alcançadas, sempre respeitando as decisões de cada mulher e o espaço que ela escolhe ocupar, seja no mercado de trabalho ou no ambiente doméstico.
“O que não podemos é limitar nem impedir que essas mulheres possam ascender em suas carreiras profissionais e liderar grandes nações ou pequenas comunidades. Eu sei que elas trazem um olhar diferenciado em relação ao ponto de vista masculino, e a humanidade é feita a partir dessa diversidade e pluralidade: um olhar feminino sobre como liderar, gerenciar e demonstrar o quanto somos capazes”, destacou Eunice.
No decorrer de sua apresentação, a pró-reitora abordou o panorama das lideranças femininas nos cenários internacional e nacional, destacando avanços, dados e desafios enfrentados no setor. Além disso, tratou do papel e da presença das mulheres no contexto das instituições de ensino e da pesquisa científica no Brasil, como no caso de universidades e institutos federais.
Ao final do encontro, a professora Flávia Bartira, do Campus São Miguel dos Campos, ressaltou que são inúmeros os desafios impostos às mulheres que ocupam posições de liderança e que o momento proporcionou uma reflexão fundamental sobre o papel de docentes e orientadoras.
“Foi um momento de reflexão, de onde desejamos chegar como coordenadoras de projeto, professoras orientadoras e mulheres na ciência. Sabemos que os desafios são muitos, e o que precisamos deixar para as nossas orientandas é o exemplo da resiliência em todos os espaços”, afirmou Flávia, que esteve acompanhada por estudantes de sua unidade.
Sobre o evento
O evento é realizado em parceria entre o Ifal e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no campus A. C. Simões. Em sua 5ª edição, a Sinpete traz como tema “Ciência Delas – Mulheres e Juventudes nas Ciências: inovação, empreendedorismo e futuros que se constroem”. As atividades acontecem até a próxima sexta-feira, 30, com mostras, oficinas, palestras, comunicações científicas, arenas temáticas, experiências interativas, visitações guiadas e apresentações culturais.





